quarta-feira, 21 de novembro de 2007

"Bartleby y Compañía"


"bartleby y compañía"
Originally uploaded by _pARTicia_
estou a passar por uma fase pouco positiva. um síndrome de bartleby à minha moda. não me sai nada de jeito e quando alguém me encomenda alguma coisa quase me apanho a dizer: "preferia não o fazer". espero que seja uma fase temporária. espero conseguir expulsar o bartleby que há dentro de mim...

[gracias Rosita, por ayudarme a pensar esta fase tan literariamente!]

BARTLEBY Y COMPAÑÍA é um livro do escritor espanhol Enrique Vila-Matas, editado em 1999 (a edição portuguesa data de 2001, com tradução de José Agostinho Baptista e editado pela Assírio & Alvim). Não sei encaixá-lo num género, mas talvez seja um romance-ensaio ou um ensaio ficcionado. Segundo o narrador/autor é "um diário que vai ser ao mesmo tempo um caderno de notas de rodapé sobre um texto invisível e que espero que demonstrem a minha solvência como rastreador de bartlebys". E agora devem estar a perguntar que raio é o Bartleby... Pois Bartleby é a personagem de um conto de Herman Melville que se recusa a fazer o que seja. Descubram-no...

5 comentários:

Rosita Fraguel disse...

Esa foto es de muñequitas en potencia... yo ya las veo.

Pronto, muy pronto, preferirás hacerlo de nuevo :)

Monica Custodio disse...

uy, pero si yo también las veoooooo!!!! y son monísimas y preciosas como todo lo que sale de tus manos!.

tulisses disse...

olá, olá!
estive a dar uma vista de olhos no blog e no outro sítio. coisas fantásticas, claro! adorei o dante e a beatriz. mostra como realmente te marcou... uma das grandes obras que tivemos de ler... bjs e força na inspiração!!!

tulisses disse...

ui... nao se pode por acentos, � isso??? estou a ver a mensagem que te deixei, esta estranha... bem, vou procurar o tal livro que recomendaste. nao tenho grandes sugestoes a fazer. so tenho lido coisas mais ou menos chatas, daquelas que sao classicas e assim... mas ainda assim, uma coisa de que gosto muito, e "descobri" ha pouco: a revista ficcoes. bjs

Anônimo disse...

Hola Patty! no me había dado cuenta de que teías este blog hasta hoy! esta precioso, como todo lo tuyo =D
Te deseo muchos exitos con tus muñequitas!
Besos,

Nathali